Bradesco Seguros Movimento Conviva

Dicas de segurança no trânsito

A principal dica para quem anda de bicicleta vem do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Art. 29, parágrafo 2°.

“Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.”

Acesse o Código de Trânsito Brasileiro na íntegra.


Veja e seja visto no trânsito

Muito importante: Além de usar luzes, refletores e faróis, ao utilizar sua bike, é importante sinalizar suas intenções no trânsito, avisando o que pretende fazer. Fique atento tentando antecipar as ações dos que estão ao seu redor.


Use sempre o capacete

É isso mesmo. Se você é ciclista, motociclista, patinador ou skatista, use capacete e luvas. Para skatistas e patinadores, é recomendado também o uso de joelheiras. Quanto mais protegido vocês estiver, melhor.


Respeite o espaço dos outros no trânsito

Trafegue pelo local correto. Ciclistas, patinadores e skatistas devem circular ocupando a faixa da direita e na mão dos carros. Já os motoristas e motociclistas devem manter deles uma distância de 1,5 metros ao ultrapassar (Art. 201 do CTB). Pedestres devem atravessar na faixa preferencial, olhando antes para os dois sentidos, mesmo em ruas de mão única.


Atenção nos cruzamentos

É sempre bom reforçar: não atravesse no sinal vermelho. E mesmo que a via seja preferencial ou o sinal esteja aberto para você, mantenha-se sempre atento, pois pode haver alguma emergência ou imprudência no trânsito.


Evite correr riscos

Ciclistas, patinadores e skatistas devem evitar grandes avenidas: além do pouco espaço deixado pelos carros, as ruas menores são mais seguras e menos poluídas. Não circule pelo corredor entre os carros quando eles estiverem em movimento.


Calçada é para pedestre

Parece básico, mas é isso mesmo! A calçada é destinada aos pedestres, por isso, evite circular por ela de patins, skate ou bicicleta para evitar acidentes.


Cuidado redobrado com os carros

Pedestres devem evitar atravessar por entre os carros. Já quem está nos carros deve tomar cuidado ao abrir as portas. E claro, respeitar os limites de velocidade: em menor velocidade, é mais fácil evitar acidentes.


Saiba conviver no trânsito

Pessoas educadas e pacientes convivem melhor nas ruas. Acesso o site do Movimento Conviva e fique por dentro deste projeto que propõe uma convivência harmoniosa entre motoristas, ciclistas e pedestres.